FAQ

Perguntas mais frequentes

 

  1. Qual é a duração de um curso de mergulho? Os cursos de mergulhos são baseados em desempenho, ou seja, dependem em grande parte de você. Normalmente, fazemos o curso básico (Open Water Diver) teórico e a prática em piscina (águas confinadas) de forma condensada, em apenas um final de semana (aproximadamente 15 horas). O “check-out” (mergulhos em águas abertas) é realizado em outro final de semana e inclui quatro mergulhos. Aulas extras poderão ser marcadas de acordo com a necessidade de cada aluno. Também é possível optar por um horário personalizado, bastando apenas entrar em contato e discutir a possibilidade com a nossa equipe.

  2.  O que está incluído no valor do curso? Além do curso teórico e da prática em piscina, estão incluídos: a) empréstimo de cilindro, regulador, cinto de lastro e roupa de exposição; b) kit contendo livro, tabela RDP, “log book”, caneta, chaveiro e pasta da PADI. Equipamentos básicos como máscara, snorkel e nadadeiras deverão ser adquiridos pelos alunos. É possível também adquirir o DVD do seu curso.

  3. Qual é a programação do curso condensado e do “check-out”? Curso condensado – a) Sexta feira à noite: aula teórica; b) Sábado de manhã: prática em piscina; c) Sábado à tarde: aula teórica; d) Domingo de manhã: prática em piscina. “Check-out”- quatro mergulhos em águas abertas realizados durante um final de semana (sábado e domingo pela manhã e início da tarde). Obs.: é possível que os horários sofram pequenas alterações.

  4. É possível fazer o curso em um fim de semana? Sim, exceto o “check-out”.

  5. É possível realizar o curso durante o inverno ou em dias chuvosos ou frios? Sim. Sempre mergulhamos com roupas de exposição que, além de proteger contra águas muito frias, nos protegem contra raios UV e possíveis contatos com organismos e estruturas sub-aquáticas.

  6. É difícil aprender a mergulhar? Não. Como qualquer atividade, o mergulho tem suas regras bem claras, que devem ser conhecidas e cumpridas com rigor. Você desenvolve suas habilidades passo a passo e quando menos esperar dominará a técnica com facilidade. A experiência o fará mergulhar cada vez melhor.

  7. Qual é a duração de um cilindro? Em primeiro lugar, depende da profundidade, ou seja, quanto mais profundo o mergulho, mais ar você irá respirar. Em segundo lugar, depende da sua capacidade pulmonar e do seu controle. Esta é uma situação em que as mulheres são sempre privilegiadas, porque gastam menos e, portanto, têm mais tempo de mergulho. Também à medida que você pratica o mergulho, a tendência é a diminuição do seu consumo de ar.

  8. É preciso saber nadar? Sim. É necessário saber nadar pelo menos 200 m. (nado sem equipamento) ou 300 m. com equipamento (máscara, snorkel e nadadeiras). Porém não é necessário saber nadar um estilo específico, porque na maioria dos casos você usará somente as pernas.

  9. Os peixes atacam? Não. É caso raro um peixe correr atrás de um mergulhador. Os peixes podem, contudo, ter atitude defensiva, caso sejam molestados.

  10. Os tubarões atacam mergulhadores? Não. A mídia criou a imagem de um tubarão malvado e um golfinho bonzinho que não correspondem à realidade. A verdade é que um tubarão, no seu meio ambiente, está bem alimentado e não tem necessidade de procurar carne humana, que não faz parte de seu “menu”. Portando, os tubarões raramente atacam mergulhadores. Quando chegam à praia, famintos, é porque faltou alimento adequado em seu habitat.

  11. A que profundidade mergulhamos? Depende da sua experiência. Como mergulhador básico, você estará apto a mergulhar a uma profundidade máxima de 18 metros. Como mergulhador avançado, você adquire conhecimentos para atingir a profundidade máxima para mergulhos recreativos não descompressivos, 40 metros. Porém a profundidade máxima recomendada é de 30m.

  12. O que é um mergulho não descompressivo ou recreacional? É aquele mergulho em que, estando sempre dentro dos limites de profundidade e tempo ditados pela tabela, você pode subir diretamente à superfície sem se expor aos riscos de doença descompressiva. Porém é sempre aconselhável não se expor aos limites máximos e ser um mergulhador cauteloso.

  13. Porque fazer um curso de mergulho? O mergulho é a sua porta de entrada para um novo mundo ainda pouco conhecido. Por algum tempo, você estará vivendo, respirando com criaturas diferentes e convivendo harmoniosamente com elas em um mesmo ambiente.

  14. Onde são realizados os check-outs? Os quatro mergulhos de final de curso são realizados geralmente durante um fim de semana no lago Paranoá ou em uma pedreira em Mara Rosa (a 330 km de Brasília). Se preferir junte-se a nós em uma das várias viagens que sempre estamos organizando.

  15. O mergulho é uma atividade segura? Sim. Raramente ouvimos falar de acidentes de mergulho. Isto porque existem restrições à sua prática e, sem o curso, não se pode mergulhar, comprar ou alugar equipamento. Durante o curso você aprende os procedimentos adequados, as normas de segurança, o que fazer em caso de emergência, como ajudar sua dupla e a ser capaz de realizar um mergulho com segurança.

  16. Quando posso começar meu curso de mergulho? Quando você quiser. Assim que tiver disponibilidade de tempo, nos procure e agendaremos seu curso o mais rápido possível.

  17. É necessário exame médico para se fazer o curso? No inicio do curso você preenche uma declaração com várias perguntas sobre seu estado geral de saúde. No caso de ter alguma condição médica que o possa prevenir de praticar o esporte, você será aconselhado a procurar um médico.

  18. Qual é a idade mínima para fazer o curso básico? 14 anos para fazer o curso básico tradicional, mas se você tiver entre 10 e 14 anos de idade, ou tiver um filho nesta faixa etária, a PADI oferece um programa denominado PADI Junior Open Water Diver.